domingo, 24 de outubro de 2010

Atitudes para ficar longe do efeito sanfona

Alimente-se bem no café da manhã-O organismo continua gastando energia para realizar as funções vitais mesmo enquanto dormimos. Portanto, nada de começar o dia só com um cafezinho…É preciso reabastecer os estoques de glicose e assim iniciar o dia bem disposta, cheia de energia e bom humor.

Ative seu metabolismo-Ao invés de 3, prefira 5 refeições diárias:café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar. Assim, você acaba comendo menos nas refeições principais e evita os picos de fome — o que nos faz ganhar gordurinhas a mais… Comendo em intervalos médios de 3 horas, o metabolismo fica ativado para a queima de calorias.

Purifique o corpo-Beba água, de preferência um copo a cada 1 hora (em torno de 2 litros por dia). A água é responsável pelo transporte de nutrientes e pela eliminação de toxinas pelos rins e intestinos, prevenindo cálculos renais e ajudando no bom funcionamento intestinal.

Ingira chás de folhas verdes-Além de hidratar, estudos científicos mostram que são ótimos “varredores” de radicais livres.

Coma pães, arroz e massas, sim! A glicose, um carboidrato, é a principal fonte de energia para o corpo desempenhar suas funções vitais. Eliminar a ingestão de carboidratos (pães, arroz e massas) significa comprometer a ingestão do principal combustível. Carboidrato só transforma-se em reserva de gordura corporal se não houver gasto energético.

Vitaminas, minerais…Inclua frutas, legumes, verduras e leguminosas na sua alimentação. São alimentos menos calóricos, regulam o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos, além de auxiliarem na perda das reservas de gordura corporal. Se consumidos diariamente, garantem as vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e fitoquímicos responsáveis pela prevenção de doenças. Monte um prato colorido e variado de folhas verde escuras e legumes crus ou cozidos no vapor. Tempere com limão, alho, cebola, ervas aromáticas, aceto balsâmico e 1 fiozinho de azeite.

Eduque seu paladar e evite o sal-Troque o sal comum pelo sal light e utilize com moderação somente nas preparações onde haja a real necessidade.

Coma fibras-As fibras presentes nos cereais integrais (arroz selvagem, arroz integral, pães e massas integrais, granola, aveia), frutas com casca e bagaço, legumes, hortaliças e grãos são aliadas no emagrecimento. Além de garantirem o bom funcionamento do intestino, elas absorvem água e garantem a sensação de saciedade. Ainda mantêm normais os níveis de colesterol, triglicérides e glicose.

Gorduras na medida certa-Quando o objetivo é emagrecer,mesmo as gorduras saudáveis (abacate,nozes, castanhas, óleo de canola, azeite de oliva extra-virgem, margarinas) devem ser bem controladas. Fast food, salgadinhos fritos, empacotados, empanados, bolinhos, folhados e toda preparação em imersão no óleo, nem pensar.

Docinho do bem-Comer um doce no meio da tarde não vai tirar ninguém da linha. Aliás, isso até ajuda a manter o bom humor. Escolha opções à base de frutas frescas ou secas, sem chantily e sem cremes.

Controle a ansiedade-Chás de camomila, erva doce e melissa são ideais para controlar a ansiedade. O cálcio e o triptofano presentes no leite, iogurte e derivados também ajudam. Prefira as versões desnatadas.

Pratique uma atividade física-Mas nada de malhar compulsivamente. O excesso de atividade física desgasta o organismo e aumenta a produção de radicais livres. Caminhada, bicicleta, dança ou hidroginástica são ótimas opções.

Por Karla Precioso fonte: Saúde em movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário