domingo, 24 de outubro de 2010

Qualidade de vida na chegada à terceira idade

Quando a mulher está na fase de entrar na menopausa, com os primeiros sintomas que alteram seu dia-a-dia, o ginecologista pode indicar a Terapia de Reposição Hormonal como uma solução clínica que garantirá qualidade de vida.

A imprensa leiga sempre traz receitas caseiras, dieta da moda, exercícios físicos milagrosos e fitoterapia milenar para combater a menopausa. Infelizmente, esse processo todas as mulheres irão passar, umas com mais sintomas que outras como as cólicas no período menstrual.

Somente os medicamentos testados e liberados para tratamento da menopausa são eficazes, quando tomados adequadamente e conforme as indicações. O que é muito bom, para qualquer ser humano, é sempre praticar exercícios físicos regularmente, ter uma dieta saudável e equilibrada, evitar fumo e bebida alcoólica. Por isso, não adianta começar a comer soja aos 50 anos porque a isoflavona, que ajuda no combate aos sintomas da menopausa, deve estar no organismo há muito tempo para fazer os efeitos necessários.

Outro erro comum da mulher na menopausa é acreditar nas indicações do balconista da farmácia, no produto vendido pela internet ou programa de TV, na vizinha ou na prima que foi no médico que indicou determinado remédio e ela acaba adotando o medicamento sem ter feito os exames de dosagem hormonal e toda investigação de imagem das mamas, ovários e útero.

Em pela segunda década do século XXI, com a gama de informações sobre estudos clínicos sérios e validados pelas mais importantes publicações científicas, os médicos têm total segurança de indicar a TRH para a paciente. Há vários medicamento, em dosagens hormonais e formatos diferentes, como adesivos, pílulas, implantes.

Confie na indicação do seu médico. TRH proporciona qualidade de vida para uma fase da mulher que é tão produtiva quanto às demais. Afinal, a expectativa de vida aumentou muito e todas nós queremos nos manter felizes e saudáveis.

Dra Denise Coimbra é ginecologista e obstetra participa do grupo de Reprodução Humana da UNIFESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário